adventures logo
adventures in linux programming
brasil
portuguese
usa
english

SOFTWARE


bibliotheca
easyrunner
tdesk
wmx
microterminal (FPGA)
webmail
SlideDraw
SlideWidget
LsBrowse
Gscan
KeenView driver
Quadronegro
pppliga
Tiny Cobol
SQLforms

COURSE NOTES


Fac. Nova Roma
CBQ Recife 2012
TcheLinux 2009
CONISLI 2004
C básico
Linux sob medida
Sys.Admin.
Tcl/tk
tclslides talk
tclslides talk 2
FSL(P.Alegre) 2003
Forum linux I
Real Time Linux
Americano Batista Linux

MISC


GDI printers
SOS Linux
gimp tutorial
tcl-guide
hardware projects
free photos
short commands
brazilian keyboard
personal info
html editing
resume
favorite places (links)

ESSAYS


Chapeuzinho Vermelho
Linux Pernambuco
Why Linux?
Installfest
Day after

Novidades

Petista é como pardal: Tem em todo lugar, não serve pra nada, é feio, não canta e ainda caga no país inteiro. Giulio Sanmartini


Paulo Freire é o patrono da substituição de conhecimento por ideologia, de aprendizado por lavagem cerebral. Merece o título. Carlos Ramalhete


Não há nada que a indústria cinematográfica possa produzir sobre o Brasil pior que nossa própria realidade. Diogo Mainardi


07 de outubro de 2016 -- Software do livro "NodeJS..."

Eis o programa "Catálogo de Livros" como descrito no livro "NodeJS: Javascript no servidor", publicado há poucos dias pela Amazon (NodeJS livro pt) e a versão em inglês. (NodeJS book translated) Basta baixar o arquivo biblio-dist.tar.gz desempacotar, entrar no diretório "biblio" e executar bin/www. Não se esqueça de rodar antes o "mongod" (servidor MongoDB) para fornecer o banco de dados utilizado pelo programa. Depois vá catalogando seus livros.


10 de novembro de 2012 -- Palestra na Faculdade Nova Roma

Esta foi diferente, uma espécie de autobiografia, onde mostrei vários projetos meus do passado e atuais, cobrindo hardware e software. Os suspeitos já conhecidos, como o TinyCobol, Tatu, etc, estão presentes. Os slides também são uma boa fonte de imagens históricas. Vjea link na coluna à esquerda, "course notes".


16 de outubro de 2012 -- Tatu Oct2012 release

Eis duas versões do Tatu (servidor web) do qual falei na palestra do CBQ (Congresso Brasileiro de Química, realizado em Recife). O kit completo é tatu.kit e o outro é um pacote mínimo sem os aditivos (como o editor gráfico): tatuMin.kit . Escolha o seu e feliz download!


16 de outubro de 2012 -- Palestra no CBQ

Eu apresentei uma palestra no Congresso Brasileiro de Química, e como de praxe, estou disponibilizando os slides. O assunto girou em torno do Tcl com ênfase no Tatu (meu web server minúsculo, simples e prático, na forma de um starkit), e seu uso em projetos de automação. Veja o link na coluna esquerda do site.


8 de fevereiro de 2010 -- Visual Tcl modificado!

Visual Tcl um excelente editor de GUIs (interfaces gráficas) para Tcl/tk, mas carece de algumas ferramentas importantes, como por exemplo, um ordenador de "tabs". Bem, isso agora é passado, pois aqui está minha modificação, bem como outros "bug fixes" para a última versão (1.6.1a1) do vTcl. Para reordenar widgets em um container (toplevel, frame, labelframe, etc), selecione qualquer de seus filhos ou o próprio container, clique o botão direito do mouse e escolha "Tab order". As teclas Up/Down escolhe um widget a modificar, enquanto que PgUp/PgDown (ou Prior/Next), modificam a ordem de tabulação do widget selecionado.


22 de november de 2009 -- Bibliotheca

Bibliotheca tem agora sua própria página web, com instruções sobre seu uso. Por favor, veja o link na coluna à esquerda desta página.


16 de novembro 2009 -- Slides da palestra no TcheLinux 2009

Nos últimos dias, estive em Porto Alegre, onde apresentei uma palestra no TcheLinux 2009. Os slides desta palestra já estão disponíveis, caso você tenha curiosidade em vê-los.

Eis também o programa bibliotheca, que é um starkit tcl (você precisará do tclkit para usá-lo), para administrar uma biblioteca virtual de livros eletrônicos em formatos pdf, chm, dejavu, ou outros. Em alguns dias postarei sua própria página web com screenshots etc, mas por enquanto você encontrará detalhes sobre o programa nos slides acima.


7 de Novembro de 2009 -- Suporte no TkCon para XOTclIDE

Gosto muito do XOTclIDE para visualizar meus objetos e classes do XOTcl, porém TkCon já é parte do meu arsenal de ferramentas, e o "workspace" do XOTclIDE não é substituto para ele. Então, eis aqui xotkcon.tcl , um carregador para TkCon e XOTclIDE em um único "tiro". Existe um menu "Extra" com o ítem "Component Browser" para mostrar o navegador de componentes do XOTclIDE. Você deverá primeiramente editar esse script e modificar as primeiras linhas com os caminhos (path) do seu tkcon.tcl e do diretório onde está instalado o seu xotclide.


14 de julho de 2006 -- Console para o ECL Common Lisp

Eis aqui um programa eclfe-0.0.2.tar.gz (7KB) (em tcl/tk) que serve como console ou "front-end" para um compilador/interpretador Lisp, especificamente o ECL.
Fiz isso porque, depois de alguns anos que tive contato com o Xlisp (interpretador Lisp "de brinquedo" do AutoCad), redescobri o Common Lisp e já andei experimentando as principais implementações livres desta (SBCL, CMUCL, Clisp, GCL, e também o ECL). O que mais gostei do ECL, foi a simplicidade com que podemos torná-lo embutido em programas C, além do tamanho reduzido do código gerado pelo compilador. Se você quer descobrir uma ferramenta bastante poderosa, não subestime o Common Lisp. Comece lendo artigos do Paul Graham, por exemplo (Google it!).


21 de maio de 2006 -- Exemplos do curso C/Unix

Estou disponibilizando um arquivo tar.gz com exemplos usados no curso de C para programação unix/linux. Os slides do curso podem ser encontrados na coluna com links à esquerda desta página. Enjoy!


12 de setembro de 2005 -- Mais um artigo: TC com tcl/tk

Liberei hoje mais um artigo, desta vez sobre a programação gráfica (GUIs) para o TinyCobol interfaceado ao tcl/tk. Pegue-o na página de desenvolvimento do TinyCobol.


8 de agosto de 2005 -- Artigo sobre depuração de programas TinyCobol

Escrevi um pequeno tutorial sobre como depurar programas cobol, compilados pelo TinyCobol, por meio do excelente DDD, Data Display Debugger, um frontend do gdb. Pegue-o (o artigo está em portugues, apesar da página ser em língua inglesa!) na nossa página de desenvolvimento do TinyCobol.


18 de março de 2005 -- Experimentos com tdesk

Não estando plenamente satisfeito com o meu desktop atual (apesar dele ser rápido e muito mais leve que kde ou gnome), resolvi fazer o meu próprio. Ele deverá ser "scriptável" (com tcl/tk, lógico!), simples, leve, e não abrir mão da aparência. Você pode seguir minhas aventuras nessa área, numa nova página do "Adventures in Linux Programming". Toda contribuição, ajuda na forma de mão de obra, ou financeira é benvinda!


13 de fevereiro de 2005 -- Meu desktop favorito

Antes de mais nada, uma comparação, na mesma máquina (um Athlon 2.2MHz com 640GB de ram, disco SAMSUNG SPI1203N de 120GB), os tempos para a carga de tres desktops populares são os seguintes (aprox.):
kde 3.225s
gnome 2.815s
xfce 4.25s
Evidentemente o vencedor é o xfce, com larga margem. Mas uma adição que o torna realmente superior às outras alternativas é o ROX Filler, um gerenciador de arquivos expandido com funções de desktop, com excelente suporte a drag-e-drop e bastante intuitivo e rápido. Bom, esse é o meu desktop atual, depois de longos anos com o venerável fvwm2. E é uma sugestão para todos vocês!

Caso você tenha interessa na imagem de fundo (backdrop), ela é de Leonardo Da Vinci, e está disponível na biblioteca Posner, da Universidade Canergie-Mellon, como uma das ilustrações do livro Leonardo da Vinci, technologist; three essays por Ladislao Reti e Bern Dibner. É uma leitura interessante por si só, além de ter ilustrações interessantes do grande inventor, pintor e sábio florentino.


28 de janeiro de 2005 -- Janelas com formas irregulares em Tk

Eis um starkit com código fonte incluso, para criar janelas de formas não-retangulares em tk, mas permitindo o gerenciador de janelas tomar conta delas (sem "override-redirect"). A alternativa, com a extensão "shape" é muito mais complexa de se usar, e precisará que você use "grabs" de teclado. Se você pretende escrever um clone do Xmms em tk ou algo assim, essa é a solução dos seus problemas! Só é necessário ter algum tipo de imagem suportada pelo tk ou extensão Img, com áreas transparentes nos lugares que a janela será "removida" e pronto. O comando "setXwinshape" retira dessa imagem a máscara para aplicar à forma da janela. Veja o exemplo, onde a mesma imagem é usada como "background" (usando um "label") e para definir a forma da janela.


04 de janeiro de 2005 -- Experimento com UDP

Nosso tcl-guide atual é sobre um experimento com udp que você pode fazer usando a extensão tcludp. Leia-o aqui (em inglês somente, desculpe!).


29 de novembro de 2004 -- help browser

Eis aqui um navegador com um manual do tcl/tk e muitas extensões, baseado no TkHtml (de Richard Hipp). Veja uma descrição mais completa no anúncio em inglês. Pegue-o aqui: thelp.gz (right-click and save as...). Feliz Natal e um ótimo 2005 para todos!


29 de novembro de 2004 -- alguns utilitários para starkits

Se voce conhece TclMagick e gostaria de usar essa biblioteca maravilhosa nos seus starkits, aqui está meu "build" dele que consegue compilar e rodar em starkits mais facilmente: tclmagick-simple-build.tar.gz.


O Knoppix é excelente para preparar um CD "demo" com tudo que você precisa, mas os fontes disponíveis para os starkits são feias, bitmapped.

Aqui está um Tclkit com suporte para Xft usando o tcl8.4, pois não há suporte para o tcl8.5 ainda (que é software alfa).


29 de novembro de 2004 -- slides da palestra no CONISLI (S.Paulo)

Estou disponibilizando os slides da minha palestra no CONISLI (congresso de software livre de S.Paulo), realizado no Anhembi há poucas semanas. Pena que só tivemos 12 participantes na palestra, e ainda mais lamentável que poquissimas pessoas de Recife foram prá lá. Talvez nso precisemos de software livre aqui no nordeste...

Veja os slides aqui.


14 de outubro de 2004 -- GUIs em tcl/tk para o TinyCobol

A versão mais recente do tctcl (biblioteca para uso do tcl/tk em programas cobol compilados com o TinyCobol), pode ser encontrada na nossa seção sobre cobol. Ela foi concluida desde abril passado, mas só agora estamos divulgando, aproveitando a divulgação de um tutorial sobre o seu uso pelo Fernando Wuthstrack, no site do ClubeCobol.


18 de Agosto de 2004 -- Novo curso de tcltk

Adicionei slides do curso que ministrei online há algum tempo atrás (usando o VebKlaso, claro!) para uma pequena platéia. A boa nova é que tudo esta em portugues. Veja na seção tcltk do site.


23 de Junho de 2004 -- Um driver de impressora da Suiça
Belfaux

Fui surpreendido por uma mensagem de Belfaux (Suiça, veja imagem ao lado), reportando o nascimento de mais um driver para winprinters, desta feita para a Canon LBP-660. Sim, Nicolas Boichat conseguiu dominar essa fera! Também fiquei contente porque meus artigos sobre engenharia reversa de winprinters tiveram afinal uma utilidade.
Bom trabalho, Nicolas, e parabéns!


24 de março de 2004 -- Interfaceando TinyCobol com tcl/tk

Se você é um programador cobol e utiliza nosso compilador TinyCobol esta é a maneira mais fácil de obter uma excelente GUI (interface gráfica) para os seus programas. Pegue já este arquivo tar.gz e projete suas interfaces usando Visual Tcl, ou a maioria dos editores visuais existentes para o tcl/tk.


5 de fevereiro de 2004 -- Curso de Tcl/tk

Estarei realizando um curso exclusivamente online para os que quiserem se iniciar nas maravilhas da programação tcl/tk. Venha aumentar em dez vezes sua produtividade, através de uma linguagem simples, flexível, extensível, e absolutamente multi-plataforma.
Você acompanhará o curso em sua casa ou trabalho, com o VebKlaso Player, ouvindo o professor, vendo imagens e animações em tempo real, mesmo que você esteja usando uma linha discada com modem.

Veja mais informações e como se inscrever para o curso em programa do curso de tcl/tk.


29 de dezembro de 2003 -- Meu presente de Natal/Ano novo

Tudo bem, pessoal. Estou um tanto atrasado com meu presente de Natal deste ano, portanto, aceitem minhas desculpas. Aqui está: uma biblioteca para skins (peles) bonitas em tcl/tk. Feliz Ano Novo!


23 de Dezembro de 2003 -- VebKlaso estável e funcional

O VebKlaso está bem funcional agora, fácil de usar, e razoavelmente documentado. O VebKlaso Player (usado pelos espectadores de uma palestra ao vivo) está skinável, com sincronização automática do áudio, obtida medidndo o tamanho da fifo (buffer) de áudio, e com um design arrojado. O VebKlaso Presenter (usado pelo instrutor/apresentador) está bem mais intuitivo, robusto, e com muito mais recursos que dispunha há alguns meses atrás. Estou pensando seriamente em oferecer alguns crash courses de C ou tcl, como forma de divulgar o produto, além de prestar um serviço à comunidade. Quem se interessa?


28 de Agosto de 2003 -- Caminhando em direção ao futuro

Estive testando várias alternativas ao meu atual software de gerência de conteúdo (wpp+alguns "hacks" locais). Minha intenção é manter a velocidade de acesso ao Adventures in Linux Programming elevada, devido ao número de visitas que recebo diariamente.
Assim, estive experimentando o Zope, o Postnuke, e outras ferramentas. A princípio, pela funcionalidade, escolhi o Zope com o Plone (CMS na forma de "produto" do Zope), mas descobri que minha velha CPU Pentium100 com 64MB de memória (depois que o expandi) não iria suportar nem 1% das minhas visitas!


Felizmente, descobri a luz no fim do túnel. Engraçado, como desenvolvedor de software que guarda "nas mangas" o tcl, nunca havia antes me deparado com o OpenACS, e outras ferramentas relacionadas. E elas são escritas em tcl. E têm performance, mais do que o necessário para fazer minha velha maquininha literalmente voar!. Em resumo: estou me preparando para o novo Adventures, com muito mais recursos que o atual.

A propósito, antes que alguém me diga que eu deveria procurar essa ou aquela ferramenta em Java, aqui está um resumo da história da ArsDigita, que iniciou o OpenACS:

The OpenACS is an outgrowth of the ArsDigita Community System. The project began originally to make the ACS work with Postgres, so that the entire stack (AOLserver, Tcl, and database server) could be built using Open Source tools. After ArsDigita went from being a profitable company to taking upon millions in VC funding, and the new management decided to discontinue their Tcl product in favor of a (then) yet-to-be-developed Java version, the OpenACS community took over active development of both the Oracle and Postgres versions. Since then, OpenACS has made numerous advances while ArsDigita imploded in late 2001 and it's remaining assets sold to Red Hat in February of 2002.
R.I.P. ArsDigita, very welcome OpenACS and friends!


08 de junho de 2003 -- TinyCobol no FISL-2003

Acabei de chegar do Fórum Internacional de Software Livre, edição de 2003, realizado em Porto Alegre - RS. Lá apresentei uma palestra sobre o status atual do TinyCobol e as perspectivas de desenvolvimento futuro. Veja os slides da apresentação.


03 de janeiro de 2003 -- Iniciando o domínio global?

Recentemente, uma jornalista (vide artigo do JC Online: O ano de 2003 promete muito para o pingüim, assinado por Bruna Cabral) pediu minhas previsões sobre os eventos mais importantes de 2003. Não sou muito dado a futurologias, mas acho que é visível o fato que 2003 será o ano do Linux (e software livre em geral), sobre todos os aspectos. Os indícios estão aí e só um cego não poderia vê-los.

Já nos primeiros dias do ano, vemos a Sun percebendo essa oportunidade e investindo (vide Sun Gives Away New Version of StarOffice) na distribuição do StarOffice a nível ministerial. Os educadores e educandos da Dinamarca estarão usando o StarOffice 6.0 sem qualquer custo, ou por um preço simbólico de US$ 1,40 para obtê-lo em CD. Ou seja, 1,1 milhão de pessoas passarão a usar o StarOffice como sua aplicação de produtividade, no lugar do famoso MS-Office. A Sun vem fazendo isso em diversos outros paises como a China, Hong Kong, Taiwan e o nosso vizinho, o Chile, com uma estimativa de 200 milhões de estudantes convertidos para o StarOffice, sem contar com o OpenOffice.org que é software livre e com "source code" disponível. Qual o significado disso? Não simplesmente que teremos uma economia significativa dos contribuintes Dinmarqueses, no que se refere a impostos do contribuinte de lá deixando de ir para os bolsos da fortuna número um do mundo. Há algo de mais profundo pairando no ar! Significa sobretudo que as próximas gerações de usuários de computador terão, pela primeira vez na história, dependência em um software que não foi obra da empresa demoníaca que todos nós conhecemos. Só perceberemos sua importância se extrapolarmos o tempo para daqui a cinco anos.

Eu me pergunto se o nosso Lula não aceitaria fazer um acordo semelhante para o nosso ministério da educação.


Novidades anteriores

Github


Tumblr


Slideshare



Desarmamento


Obama


Desarmamento


tcl curso flyer


tiny-cobol


adventures


comments powered by Disqus

Last updated: 2016/10/07 08:50:13